Imagem capa - A Parede Negra por Alessandro Bastos da Silva

A Parede Negra

Todo o profissional que ama o que faz sempre mantem alguns truques pra se motivar ao longo do tempo. Parte da minha motivação vem de uma lista de fotos que me inspiram ou de tipos de composição fotográfica que eu ainda não consegui fazer.


Quem me conhece bem sabe que eu vivo andando pelo centro de Belo Horizonte a procura de cantinhos onde eu possa levar os meus clientes para fotografar ensaios de noivos em um estilo urbano.


Sou apaixonado por levar estes casais ao parque municipal bem no centrão de BH por dois motivos bem específicos : assim que entramos pelo portão eu logo escuto dos noivos “nossa, a última vez em que eu estive aqui foi na época em que eu era criança” e.. bingo! Eu já consegui a minha primeira conexão com os noivos ao levá-los à um ambiente onde há memória afetiva. E nisto eles se sentem mais a vontade no parque pra gente fotografar.


O outro motivo é ver tantos raios de sol que entram por entre as copas das árvores e iluminam o rosto e o cabelo dos noivos. Fico fascinado com esta luz!


Mas até hoje eu ainda não encontrei no parque uma luz bem forte e marcada em uma parede ou objeto que me pudesse trazer um ambiente completamente diferente de tudo que tem lá. E há poucos dias, caminhando com um casal de noivos pelos arredores da praça da liberdade, me virei para o lado sem querer e quase tive um treco... era a luz que eu tanto queria! Uma parede negra e marcada com uma luz bem forte... e pra caprichar na surpresa ela ainda me apareceu repleta de grafites... um misto de insensatez urbana que me fez enlouquecer por dentro. Parei do nada. Pedi ao casal pra parar também. Fiquei ali apreciando aquela beleza como se estivesse vendo um quadro num museu... e chegou a hora de pintá-lo.


Posicionei o casal lado a lado e de mãos dadas. Pedi para que fechassem os olhos e encarassem a força daquela luz de forma que demonstrassem não temer tamanha grandeza do astro sol. E foi tudo lindo... ganhei o meu dia ao clicar esta maravilha que há tanto tempo eu perseguia... e me senti realizado como fotógrafo naquele momento.


Minha gratidão ao casal Amanda e Gustavo pela oportunidade de fotografá-los durante uma tarde super bacana e por fazerem parte deste meu momento íntimo de encontro com a minha essência fotográfica.